sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Felicidade e Medo


felicidade

“Se você deseja a felicidade porque teme a infelicidade, a felicidade permanecerá inacessível. Se você deseja a felicidade por querer estar feliz e não por temer a infelicidade. Se você deseja a felicidade por querer estar feliz, e não por temer a infelicidade nenhum bloqueio com relação a realização existirá. E esta é uma enorme diferença.”
( O Guia. Palestra 130: Abundancia versus aceitação)

Coloquei esse pequeno trecho da palestra pois acredito que esse trecho resume a ideia de toda a palestra. E esse pequeno trecho já foi o suficiente para eu compreender diversas coisas em minha vida.
O que é dito aí é totalmente verdadeiro. Se você teme a infelicidade não pode realmente ser feliz. Porque mesmo em momentos de alegria em momentos em que não haveria motivos para a tristeza a pessoa não estará em paz. Porque? Porque estará acompanhado do medo de que essa alegria acabe. O que sem duvida acontecerá já que tudo na vida é mutável. E não há apenas momentos de alegrias e contentamento na vida de ninguém…
No entanto se você souber que pode suportar os momentos de angustia, tristeza, que são emoções que normalmente fazem as pessoas se sentirem infelizes, você conseguirá aproveitar melhor seus momentos de alegria.  Já que não estará a assustado com a possiblidade de ter alguma dor.
Se a pessoa souber que é capaz de sobreviver mesmo ao momentos mais difíceis ela não ficará desesperada quando esse momento acontecer.E a dor não será insuportável.
E assim ocorre com todo o resto. Se uma pessoa é rica e tem medo de ficar pobre , não conseguirá aproveitar a sua riqueza. Estará sempre procurado  e até poupando dinheiro. srsrs. Se uma pessoa tem medo de perder os amigos, ela estará sempre preocupada de um dia perde-los..
Enfim a pessoa só consegue aproveitar algo que tem não tiver medo de perder..

Nenhum comentário:

Postar um comentário