sexta-feira, 6 de maio de 2011

Liberdade e Auto-Responsabilidade

liberdade2

“Da última vez, examinei o mundo de utopia na personalidade humana. Eu disse que a criança dentro de vocês exige tudo da forma que ela quer, do jeito que ela quer, e na hora que ela quer. Mas vai além disso. Isso implica também ter total liberdade sem responsabilidade. Vocês podem não ter consciência de que desejam exatamente isso. Mas tenho certeza, de que, ao examinarem algumas de suas reações e se perguntarem o que elas significam, quando chegarem a raiz delas, descobrirão que essa parte quer exatamente isso.Vocês, querem, acima de vocês, uma autoridade que conduza suas vidas de todas as formas do jeito que vocês desejam. Vocês querem total liberdade com relação a tudo, vocês querem tomar decisões e fazer escolhas livremente. Se elas foram acertadas o credito é de vocês. No entanto vocês não querem ser responsáveis por nada ruim que aconteça. Então vocês se recusam a ver a ligação entre um acontecimento e suas próprias ações e atitudes. Vocês encobrem tão bem essas relações entre causa efeito  que, depois de um certo tempo, é realmente preciso um esforça para traze-las a tona.Isto acontece porque vocês querem que as autoridades sejam responsáveis apenas pelas coisas ruins.

Muitos dos meus amigos que estão bem avançados nesse caminho confirmarão prontamente que essa parte existe neles. Se vocês examinarem esse pensamento ou atitude inconsciente até o fim verão que ele significa exatamente isso. Vocês querem liberdade sem auto responsabilidade. Assim vocês querem um Deus que mima, indulgente, como um pai que estraga o filho. Se esse Deus não puder ser encontrado – e naturalmente não poderá – Ele se torna um monstro aos seus olhos e vocês se afastam inteiramente de Deus.

É muito importante que encontrem em si mesmos aspectos que desejam exatamente isso: liberdade sem auto-reponsabilidade. Com a metodologia desse trabalho não deve ser difícil descobrir onde vocês desejam exatamente isso.

Se vocês refletirem sobre isso em toda a sua extensão vocês verão que isso é impossível. Isso é uma utopia. Na medida que vocês retiram a responsabilidade de si mesmos. Nessa mesma medida vocês se escravizam.”

(O Guia. Palestra 60: O abismo da Ilusão, Utopia, Liberdade e  Auto responsabilidade)

Essa palestra tem tudo a ver comigo e com o que eu estou vivendo no momento. Afinal eu estou com um grande desejo de maior autonomia, independência e liberdade. Ainda há esse desejo em mim de conseguir isso sem me responsabilizar por mim mesma.

E isso é totalmente impossível. Por exemplo, se uma pessoa não tem independência financeira. Ela estará sempre dependendo da aprovação de alguém para fazer um curso que queira. Ela não tem a responsabilidade de sustentar a casa. Mas não tem total liberdade para fazer o que quer..

Outro exemplo: Se você não assume a responsabilidade pelas suas emoções e acusa outras pessoas pela sua raiva, tristeza, depressão, angustia etc.… Você não será livre para mudar a situação. Estará sempre dependente da atitude da outra pessoa. Mas se você assume que a raiva ou qualquer outro sentimento desagradável é algo dentro de você mal resolvido. Você ganha liberdade. Já que dessa forma a mudança depende de você e não do outro.

Eu ajo sempre assim? Não.. As vezes eu esqueço. E isso é algo natural já que não se amadurece de um dia para o outro. Mas posso dizer que apesar do medo da responsabilidade não ter sumido totalmente. Eu já estou me responsabilizando mais por mim mesma…

Um comentário:

  1. Luciana, na vida encontramos sempre momentos dificéis, que pensamos não ter possibilidades, porém se a cada situação em que vivemos pensarmos nas possibilidades, cenrtamente encontraremos saidas. Gostei do Seu blog e já sou seu seguidor.

    ResponderExcluir