sábado, 6 de novembro de 2010

Vontade interior e vontade exterior”

bebe

“A vontade exterior é tensa, impaciente e contraída. A vontade interior é calma, descontraída, sem pressa. A vontade exterior é ansiosa e cheia de dúvidas. A vontade interior é segura e não conhece nem ansiedade nem dúvida.

A impaciência nasce da dúvida quanto ao resultado desejado. Se pensarmos bem, veremos que não pode haver impaciência onde há certeza. Por causa da incerteza ou dúvida quanto aos resultados, a pessoa não consegue esperar com tranqüilidade. Assim, a impaciência, a dúvida e a ansiedade estão estreitamente associadas. Como a vontade interior não conhece dúvidas, ela pode dar tempo ao tempo e acaba prevalecendo.

Para ter sucesso, a vontade exterior precisa ser sustentada, pelo menos até certo ponto, pela vontade interior. Na medida em que a vontade interior funciona, nessa mesma medida ocorre o sucesso. Se o grau de força de vontade interior for pequeno em relação à vontade exterior (com todas as suas correntes conflitantes), o resultado desejado acabará não se concretizando.

A vontade interior provém do plexo solar. A vontade exterior provém em parte do intelecto e em parte das regiões superficiais da alma. A vontade exterior tem como motivação, muitas vezes, sentimentos, desejos, reações e raciocínios imaturos. A vontade interior provém totalmente do eu superior.

Vamos pensar agora por que a vontade interior é impedida de funcionar. Esse impedimento é provocado pelas diversas camadas de erro, desvio em relação à verdade, e ilusões que predominam no mundo manifesto. Em resumo, é por causa das imagens, das conclusões erradas e das concepções equivocadas que vocês trazem na mente consciente e inconsciente. Elas sempre deixam vocês incertos e divididos interiormente, porque lá no fundo sabem que alguma coisa está errada. Embora essa seja uma sensação vaga, vocês sabem que não está de acordo com a vontade e não vai desaparecer se vocês não fizerem o trabalho de autoconhecimento e autodescoberta. Essa sensação vaga de alguma coisa errada deixa vocês totalmente incertos, mesmo quanto aos seus desejos e à satisfação deles. Mesmo se os desejos forem completamente legítimos e saudáveis, permanece a incerteza sobre eles. Isso não acontece apenas porque parte da motivação do resultado desejado pode ser muito imatura e egoísta a ponto de ofuscar as motivações boas e saudáveis, mas também porque os desvios e conceitos equivocados inconscientes, separados do próprio desejo, são suficientes para encobrir a vontade interior, impedindo-a de funcionar.”

O Guia Palestra 64: Vontade interior e Vontade Exterior)

 

Essa palestra foi muito significativa para a compreensão da minha vida. Eu finalmente entendi porque a minha força de vontade parecia não me ajudar em nada. Eu descobri que minha vontade era uma vontade exterior.

Era uma vontade exatamente como o Guia descreve. Tensa, impaciente, contraída. E assim como é dito nesse texto eu lutava ao máximo para consegue coisas que no fundo duvidava que pudesse conseguir.

E essa duvida realmente nascia de crenças erronias como: “eu sou incapaz”. Amizade não é para mim”. “ a única coisa que sei fazer é estudar”

Então minha vontade era apenas exterior porque interiormente eu achava que não conseguiria nada.

A única forma de trazer a tona a vontade interior é dissolvendo essas crenças erronias. Só assim a duvida poderá ir embora. Acho que a duvida é o principal obstáculo aqui. Afinal se você tem convicção de que tudo dará certo porque ficaria impaciente ou tenso?

Um comentário:

  1. Olá Amiga Luciana!

    É o pathwork é uma benção! O estudo do interior e exterior, está como espírito e matéria (ego) e quando estamos muito voltados à ilusão a tudo que se refere a vida, ficamos perturbados e então logo podemos perceber o tamanho do ego=ismo! E quando entendemo nosso lado espiritual, que é o fluxo da vida no corpo, então tudo começa se mostrar mais simples e fácil, pois toda dificuldade vem do ego, do exterior, que sempre se faz mais difícil entender. Uma vez que tudo está dentro de nós o tempo todo é só acessar o interior que fica mais fácil conexão à sabedoria! Parabéns por nos contemplar com mais este texto do pathwork, onde se faz de muita importância para todos nós!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir