sábado, 23 de outubro de 2010

Sobre Pensamento positivo

"Agora quero falar a respeito de um assunto muito discutido entre vocês, meus amigos - o tema do Pensamento Positivo. Pensamento Positivo é, na verdade, essencial para a pessoa que quer crescer espiritualmente. Contudo, infelizmente ele é com freqüência mal interpretado e aplicado de forma errada. Construir pensamentos limpos e adequados de acordo com a Lei Divina é, naturalmente, um dos princípios fundamentais. Uma vez que, como você sabe, os seus pensamentos são realidade, eles têm forma e substância. E por meio de pensamentos impuros você cria formas desarmoniosas que devem, cedo ou tarde, produzir seus efeitos em sua vida e no seu destino. Não são apenas os pensamentos, todavia, que têm esse efeito, mas também os sentimentos e reações emocionais - ou pensamentos subconscientes. Em todo caso, a grande tentação de pessoas espiritual e emocionalmente imatura é pôr tudo que é desconfortável no subconsciente onde causa infinitamente mais prejuízo que qualquer pensamento consciente, por pior que seja. No consciente pode-se lidar com ele e resolvê-lo enquanto que na mente inconsciente ele permanece latente como uma bomba-relógio, e de lá as formas desarmoniosas constroem-se de forma tão destrutiva quanto do pensamento consciente. O estudante diligente do princípio do Pensamento Positivo é portanto, com freqüência, encorajado a fazer exatamente o que é pior para ele. Ele está tão preocupado em não acolher pensamentos negativos que tende a forçar todos aqueles que existam nele para o subconsciente e assim negligencia a discrepância que passa a existir - aquilo que ele quer pensar e aquilo que ainda realmente pensa e sente. Deveria ser enfatizado que os pensamentos podem ser controlados pela sua direção consciente de vontade, assim como as ações também o podem. Contudo os seus sentimentos não podem ser controlados assim; você não pode controlar diretamente os seus sentimentos. Todos vocês sabem disso. Vocês podem saber muito bem que odiar é pecaminoso, mas quando ainda existe ódio em vocês, essa corrente interna não pode ser modificada simplesmente porque vocês tentam forçar-se; ou, se você não ama uma pessoa, você não pode forçar-se a fazê-lo, não importa quanto o queira. A mudança só pode ser produzida de forma bastante indireta: por controle remoto, se posso usar essa expressão. A cada passo "para cima" que você dá no seu Pathwork, pouco a pouco, os seus sentimentos mudarão de maneira automática, natural e gradual. Mas uma das condições para realizá-lo é que você torne o seu subconsciente conhecido à sua consciência. E ao tentar com muita força o sistema de Pensamento Positivo pode trabalhar exatamente na direção oposta e induzi-lo a pensar superficialmente naquilo que não tem verdadeiras raízes em você. Assim você vive uma mentira, por mais bem-intencionada que seja, e essa é a mais prejudicial de todas as coisas ! Portanto é imperativo confrontar aquilo que ainda existe realmente em você, encará-lo de frente. Porém quando você está tão preocupado com esse Pensamento Positivo - que é correto na sua forma adequada - você é posto em perigo pela sua própria boa vontade e também em parte pela parte de você que detesta reconhecer correntes desagradáveis no seu interior e que negligencia o que realmente existe em você, trancando-o no lugar onde vai fermentar e agir mais tenazmente em seu desfavor do que se seus pensamentos permanecessem conscientes. Esse é um importante fator que vocês devem lembrar: por certo vocês devem praticar o Pensamento Positivo. Observe os seus pensamentos, mas de forma calma, com distanciamento e de maneira relaxada, sem sentimento de culpa para que as suas emoções não sejam sempre paralelas aos seus pensamentos ou ao jeito que você quer que os seus pensamentos e sentimentos sejam. Você tem que aprender a ver o seu próprio Eu Inferior, a aceitar a sua existência atual embora ela seja temporária, o quão temporária depende inteiramente de você mesmo. Porém ele é ainda uma realidade neste plano e você não pode fechar os olhos para qualquer realidade em qualquer que seja o plano em que exista!"
(O Guia. Palestra 13: "pensamento positivo, o tipo certo e o Tipo errado")

O que mais me fascina no pathwork é que o Guia simplesmente me descreve. Descreve as atitudes que eu costumava adotar e que não davam muito certo. srsrs

Essa do pensamento positivo é uma. Lembro que eu ficava muito nervosa na hora das provas no colégio. Daí eu tentava usar o pensamento positivo. Repetia para mim mesma: "eu estou calma, eu estou calma". As vezes até me acalmava por um tempo. Mas quando a prova chegava a minha mesa a calma evaporava. Porque na realidade ela nunca existiu. Era simplesmente eu tentando me enganar.

Eu descobri que o pensamento positivo deve ser usado. Mas não da maneira que eu usava. O que depois do pathwork eu descobri é que o pensamento positivo realmente construtivo no caso que eu citei seria: "sim, eu fico nervosa durante as provas. Não negarei isso. Mas olharei para dentro de mim e descobrirei de onde vem tamanha insegurança. Assim poderiei tratar a raiz do problema e resolve-lo."

Esse tipo de pensamento ajuda. Agora tentar se forçar a ter calma, amor ou seja lá o que for não ajuda em nada. É tentar se enganar!!

Agora eu procuro não fechar mais os olhos para nada que exista dentro de mim. E os resultados estão sendo muito melhores do que quando eu tentava me forçar a ter determinados sentimentos. Quando fazemos isso as mudanças passam a acontecer naturalmente.

3 comentários:

  1. Luciana, gostei de passear em seu blog.O pensamento positivo deve vir de dentro de nós, da força que temos, só assim funcionará.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, gostei do post. O pensamento positivo é algo internalizado e aceito e não algo forçado...
    Tudo que forçamos tende a ser apenas um engodo!
    Gostei demais....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Olá Luciana!!

    Muito bem explicado, quando sentimos e nos permitimos conhecer, fica mais fácil externalizar, quando falamos sobre o que sentimos já é uma forma de entender e começar a aceitar, se ficam guardados os conflitos são intensos nos levando a cada dia pior. E fala frases positivas são exatamente como você descreveu, pode levar uma vida inteira pronunciando sem obter resultados! Fico feliz em conhece-la e saber que faz parte do pathwork!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir